English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Sebastião Alves dos Reis (1918 - 1988), um homem espetacular.

Sebastião Alves dos Reis foi prefeito de Altinópolis de 1964 a 1968
por José Marcio Castro Alves.

Vejamos - 31 de Março de 1964 deveria ser feriado nacional pela sua importância histórica - o dia em que os militares brasileiros derrubaram o governo golpista de João Goulart. Fora vice presidente nos governos de Jucelino Kubitschek e Jânio Quadros. Jango, como era chamado, era um socialista amoitado na berlinda da ideologia soviética para dar o golpe de uma ditadura comunista no país.
À época, toda a sociedade civil brasileira apoiara a chamada revolução de 1964, incluindo os próprios futuros oposicionistas do regime como Ulisses Guimarães, que ajudou a eleger indiretamente o presidente Marechal Umberto de Alencar Castello Branco. Os grupos políticos brasileiros se dividiam até então entre dois antagonistas, o PSD e a UDN. Após 1964, as correntes partidárias nacionais mudariam apenas os nomes das siglas e Altinópolis acompanharia o curso natural da história, com partidários favoráveis e contrários ao novo regime apoiado integralmente pela UDN e parte do PSD.




Foi nesse clima que Sebastião Alves dos Reis assumiria a prefeitura de Altinópolis, onde governaria de 1964 até 1968. Fora eleito pelo mesmo grupo político dos seus antecessores, liderado pelos Srs. Dr. Pio Antunes de Figueiredo e Muzetti Elias Antonio, os mesmos que outrora compartilhavam de ideários semelhantes e desfrutavam da amizade com vários colegas e que mais tarde se transformariam em antagonistas políticos. “Tião Reis” teve a honra de, como prefeito, presidir a instauração da Comarca na sua terra natal, um velho sonho de todos os altinopolenses. Em 25 de Abril de 1965 Altinópolis teria seu próprio Fórum, um marco na história da cidade. A Placa comemorativa fora descerrada junto ao coreto da Praça Voluntário Mario Walter, rente à frondosa figueira, um ano após a queda do governo de João Goulart.
Dentista de profissão e com uma vida cheia de amigos, o popular "Tião Reis"era filho de João Alves dos Reis (Jaojao) e Amélia Maria de Oliveira Castro, proprietária da fazenda Boa Vista do Café. Sebastião Alves dos Reis, num lance compreensível aos ideários de intelectuais inexperientes, uma mente brilhante e de um inteligência diferenciada, encantara-se com a peçonha política das corrutelas, o que lhe custaria um desterro involuntário após sorver o amargo fardo do desentendimento com os próprios correligionários.
Na bagagem, memórias da cidade que ele tanto amou e alguns ressentimentos políticos que o tempo cuidaria em apagá-los.
Sebastião Alves dos Reis (1918 - 1988), um homem inteligentíssimo, simples e bom. Foi sepultado em Altinópolis, seu berço, sua terra natal.

José Márcio Castro Alves
mapim53@yahoo.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário